O que é essa cirurgia, afinal?
Já comentamos por aqui que a mastopexia é a cirurgia de levantamento das mamas; ou seja, o objetivo dela é abordar mamas que estão mais caídas, para que possamos reposicioná-las em um ponto mais alto, esteticamente melhor para a paciente.
Essa cirurgia pode ser realizada com ou sem a colocação de prótese de mama, tradicionalmente envolvendo uma cicatriz em formato de "T".
A mastopexia em L surge justamente para modificar essa cicatriz.
De modo geral, podemos dizer que a mastopexia em L é a cirurgia de levantamento das mamas, com ou sem prótese, na qual temos uma cicatriz diferente, que é a cicatriz em "L".
O que difere, então, a mastopexia em L da mastopexia tradicional, já realizada antes?
Cicatriz em "T"
Tecnicamente, na parte interna da mama, a colocação da prótese, se desejada, pode acontecer da mesma maneira: tanto acima, quanto abaixo da musculatura.
Na mastopexia em T, porém, a cicatriz final é aquela cicatriz ao redor da aréola, na vertical e na horizontal, que vai desde a lateral da paciente até o meio, entre as mamas, como podemos ver na imagem ao acima.
Cicatriz em "L"
Na mastopexia em L, a cicatriz é diferente. Temos a mesma incisão ao redor da aréola, a vertical, porém na cicatriz horizontal, temos apenas na região lateral da mama. Dessa forma, não temos cicatriz na região do meio, entre as mamas, poupando a região do decote! Podemos ver um exemplo nesta imagem.
Qual o objetivo dessa cirurgia?
Buscamos com essa técnica uma cicatriz mais reduzida e apenas na parte lateral da mama, o que proporciona mais liberdade no pós-operatório, possibilitando que a paciente use decotes maiores na região mais do meio ou um biquíni menor, por exemplo, sem o receio de ter uma cicatriz nessa área central!
Para quem é indicada a cirurgia de mastopexia em L?
Essa cirurgia é indicada para toda paciente que busca realizar um levantamento ou uma redução das mamas, com ou sem a colocação de prótese, e deseja uma cicatriz menor e menos aparente. É claro que existem alguns critérios para a escolha de cada técnica para cada paciente - de acordo com o objetivo de cada uma - que avaliamos detalhadamente em consulta. De forma geral, porém, é uma cirurgia indicada para pacientes que buscam o efeito de levantamento das mamas, com um resultado diferente da cicatriz habitual desse procedimento.
E como funciona a cirurgia de mastopexia em L? É muito diferente da tradicional?
Na verdade, ambas são muito parecidas. O tempo de cirurgia é basicamente o mesmo: em torno de 3h. É claro que algumas pacientes podem precisar de um tempo em sala cirúrgica maior ou menor, de acordo com cada caso, mas um período entre 2h30min-4h é uma média de tempo razoável para a maioria dos casos.
As pacientes costumam ficar no hospital, na sala de recuperação, por aproximadamente 4h e depois vão para o leito. Se a cirurgia é realizada cedo pela manhã, geralmente a paciente tem alta cirúrgica no mesmo dia. Caso seja realizada mais tarde no dia, na maioria dos casos, há um pernoite hospitalar, pois entendemos que dessa forma é possível proporcionar mais segurança e também mais conforto às nossas pacientes nesse pós-operatório mais imediato.
Fotografia - Dr. Kreisky