Quando falamos em queimaduras, sabemos que existem vários tipos, cada uma requerendo o seu cuidado específico. O tratamento de queimaduras por meio da cirurgia plástica reparadora tem como finalidade principal a melhoria da aparência, além da mobilidade e a função das áreas que foram afetadas.

De acordo com a sua gravidade, são 3 os graus de queimaduras que encontramos. As de 1º grau atingem somente a camada mais superficial da pele e possuem cicatrização rápida, necessitando apenas de cuidados básicos de higiene e aplicação de medicamentos corretos. Por sua vez, as queimaduras de 2º grau já atingem uma camada mais profunda da pele, podendo existir a necessidade de intervenção cirúrgica para, por exemplo, retirada de tecido morto e enxertos na pele, os quais são retirados do próprio paciente. Finalmente, as queimaduras de 3º grau são as mais severas, podendo, até mesmo, atingir os ossos, vasos, músculos, tendões e nervos. Neste caso, o tratamento é sempre por meio de cirurgia para realização de enxertos de pele, retalhos ou, inclusive, de expansores de tecido.

O cirurgião plástico, tal como o Dr. Kreisky, possui diversas técnicas para fechar feridas de queimaduras, dependendo da profundidade e da extensão. Desse modo, somente após uma completa avaliação médica é possível determinar qual será a melhor para cada paciente.

Compartilhe esse conteúdo
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Tags

Inscreva-se para receber mais conteúdos Dr. Kreisky

Prometemos não enviar SPAM

Please insert your api key